Síndrome da Hipoplasia do Ventriculo Esquerdo
Aqui estamos demonstrando uma cardiopatia complexa, considerada grave. O ventrículo esquerdo que é responsável por enviar todo o sangue para o nosso corpo, não foi formado adequadamente.
Mas a natureza é tão perfeita, que esse bebê não sofre nada durante o período que está no útero, pois o coração funciona bem diferente durante essa fase e assim o bebê cresce muito bem na barriga da mãe.
Nasce um bebê lindo, mas com um coração pela «metade», tecnicamente chamamos de coração univentricular, pois tem apenas um ventriculo formado. E é exatamente nesse momento, após o nascimento, que devemos agir.
Nesse desenho esquemático observamos que todo o sangue passa pelo lado direito do coração e, a partir daí segue para o pulmão (através da artéria pulmonar) e para o corpo (através do canal arterial vai alcançar todo o trajeto da aorta). Percebemos assim, a grande importância do canal arterial ser mantido aberto nessa cardiopatia, sendo fundamental o uso de uma medicação chamada prostaglandina até o momento da primeira cirurgia.
Federal University of Amazonas

