Estenose da Valva Pulmonar
* Existem estruturas no coração chamadas de valva. São estruturas que funcionam como uma «portinha», quando elas se abrem, o sangue passa de uma estrutura para outra, depois elas se fecham para o sangue não retornar.
* Podemos ter alterações na formação e consequentemente no funcionamento dessas valvas.
* Nessas imagens que estamos mostrando hoje, estamos exemplificando uma lesão na valva pulmonar. Essa valva é responsável por deixar o sangue passar do lado direito do coração (ventrículo direito) para a artéria pulmonar.
* Neste caso, observamos um ecocardiograma fetal em que a valva pulmonar não se abre completamente, chamamos essa alteração de estenose da valva pulmonar. Devido o grau importante dessa estenose, esse bebê irá evoluir com cianose importante se não for tratado adequadamente. No entanto, como foi realizado o diagnóstico precoce, houve um planejamento do parto e do local de nascimento, sendo realizado o tratamento no momento certo.
A estenose da valva pulmonar corresponde a 7 -10% das cardiopatias congênitas.
🔘 A evolução dessa cardiopatia vai depender do grau de obstrução do fluxo sanguíneo por essa valva estenótica.
Se estivermos diante de uma obstrução importante, esse bebê vai ter dificuldade em manter o fluxo de sangue para o pulmão, evoluindo com cianose (saturação baixa, coloração azulada da pele), sendo muito importante uma medicação chamada prostaglandina para deixar o canal arterial pérvio até a correção do defeito. Nessa situação é fundamental o diagnóstico precoce através do ecocardiograma fetal para melhor planejamento do parto.
👉🏻 Se estivermos diante de uma estenose moderada, as crianças podem apresentar algum tipo de cansaço ao esforço físico.
Nos casos discretos desse defeito, a criança é completamente assintomática, com bom ganho ponderal e bom desenvolvimento.
Federal University of Amazonas

