Dupla Via de Saida do Ventriculo Direito (DVSVD)
No coração normal temos a artéria aorta relacionada com o ventriculo esquerdo e a artéria pulmonar relacionada com o ventriculo direito. Nessa cardiopatia o que encontramos? Esses 2 grandes vasos saindo do ventrículo direito (artéria aorta e artéria pulmonar).
Nesse tipo de cardiopatia sempre temos uma comunicação interventricular (CIV), pois assim o sangue pode ir do lado esquerdo para o lado direito do coração, seguindo ou pela aorta (corpo do bebê) ou pela artéria pulmonar (pulmão do bebê).
Os sintomas desse bebê estarão relacionados com:
– localização da CIV em relação aos 2 grandes vasos que saem do ventriculo direito
e
– tamanho desses vasos: pois em algumas situações podemos ter um vaso pouco desenvolvido, dificultando a passagem de sangue para o pulmão ou para o corpo.
Nesse desenho esquemático estamos demonstrando uma:
“Dupla Via de Saida de Ventriculo Direito com uma Comunicação Interventricular relacionada com a aorta e com os 2 vasos bem desenvolvidos”
Observe que o fluxo sanguíneo sai do ventriculo esquerdo apenas pela CIV.
E a partir dessa CIV o sangue é direcionado para aorta ou para artéria pulmonar
Nesse caso há um direcionamento maior para a aorta (o que chamamos de CIV subaórtica)
Por outro lado, o sangue que naturalmente chega no ventrículo direito, também pode seguir tanto pela artéria pulmonar quanto pela aorta.
Essa cardiopatia pode ser detectada já no periodo intrauterino através do ECO fetal.
Há necessidade de planejamento do parto em local apropriado, para que esse bebê receba todos os cuidados necessários e o tratamento cirúrgico corretivo no momento certo.
Federal University of Amazonas

