Quando realizamos o ecocardiogram, devemos avaliar o coração por completo. Observamos as estruturas no interior do coração (as cavidades, as valvas, espessura do músculo, as divisões por dentro do coração, sua força de contração), as estruturas que saem do coração (arterias aorta e pulmonar) e as estruturas que chegam no coração (veias cavas e veias pulmonares).
Após o sangue passar pelo pulmão e realizar a troca gasosa, esse sangue oxigenado chega no lado esquerdo do coração através de 4 veias pulmonares (*). Dessa forma, seguem pelas cavidades do lado esquerdo do coração até alcançarem a aorta, chegando no nosso corpo e levando todo o oxigênio que nosso organismo necessita.
As vezes esse circuito não acontece adequadamente, trata-se de uma cardiopatia congênita chamada drenagem anômala de veias pulmonares: onde pode existir um caminho diferente dessas veias pulmonares (de 1 veia ou de todas as 4 veias), não chegando no lado esquerdo do coração e podendo tomar outros caminhos.
No vídeo estamos ilustrando as 4 veias pulmonares (*) se interligando com uma veia vertical que está drenando na veia cava superior e átrio direito. Ou seja, o fluxo sanguíneo das veias pulmonares está chegando do lado direito do coração.
Federal University of Amazonas

