A cirurgia de Fontan é o complemento do tratamento cirúrgico paliativo para os corações chamados univentriculares. O coração malformado que possui apenas um ventrículo, realiza o desvio da veia cava superior (VCS) para a artéria pulmonar (cirurgia de Glenn) e, posteriormente, finaliza o desvio colocando a veia cava inferior (VCI) também para a artéria pulmonar (cirurgia de Fontan).
No coração normal, o sangue que já nutriu o organismo segue para o lado direito do coração através das veias cavas (superior e inferior), é encaminhado para o pulmão onde recebe o oxigênio, depois vai para o lado esquerdo do coração e segue para o corpo, fechando o ciclo da circulação do nosso organismo.
No coração com cirurgia de Fontan, esse circuito é mais curto, o sangue que retorna do corpo pelas veias cavas, vai direto para o pulmão (sem passar pelo coração), recebe o oxigênio necessário e ai sim chega no coração e segue para o corpo. A idéia básica é diminuir o trabalho do músculo cardiaco já que esse coração tem apenas um ventrículo.
Federal University of Amazonas

